Loading...
projeto2019-01-07T13:42:57+00:00

PROJETO: A BIBLIOTECA SAMUEL SCHWARZ: PRESERVAÇÃO, VALORIZAÇÃO E ESTUDO

A biblioteca que Samuel Schwarz reuniu ao longo da vida, na Polónia, onde nasceu, nas suas viagens pelo mundo, e em Portugal, onde se radicou definitivamente, está à guarda da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA Lisboa (NOVA FCSH). Tendo surgido a oportunidade de beneficiar do apoio e do financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, através do programa de financiamento “Recuperação, tratamento e organização de acervos documentais” (2015), a NOVA FCSH pretendeu, por intermédio da Biblioteca Mário Sottomayor Cardia, valorizar este acervo, para o que desenvolveu um projeto de investigação destinado a tornar disponíveis os seus conteúdos. Os estudiosos e investigadores podem agora aceder ao fundo presencialmente, em instalações adequadas e aceder ao catálogo através deste sítio Web podendo, também, visualizar um certo número de obras digitalizadas.

Depois de uma lista preliminar, a biblioteca de Samuel Schwarz foi objeto de tratamento nas instalações da Torre do Tombo, onde esteve às mãos dos seus profissionais qualificados e permaneceu em câmara de desinfestação. Depois destes preparativos, o fundo bibliográfico foi alvo de tratamento documental na Divisão de Bibliotecas e Documentação da NOVA FCSH, o que proporcionou uma noção exata do conteúdo global do espólio.

A tarefa de catalogação, classificação e indexação da biblioteca de Samuel Schwarz, que decorreu entre os meses de janeiro e dezembro de 2016, foi executada no sistema de gestão de bases de dados bibliográficos da Biblioteca Mário Sottomayor Cardia da NOVA FCSH. Cada exemplar foi devidamente identificado como parte integrante da Biblioteca de Samuel Schwarz, pela aposição da cota BSZ, podendo ser consultada aqui.

Coordenação científica: Francisco Caramelo e Amélia Aguiar Andrade

Equipa: Lúcia Liba Mucznik, Cátia Carvalho, Marcel L. Paiva do Monte, Maria Filomena Melo, Thiago Mota Cunha, Saul Martínez Bermejo, Ricardo Basílio

Este projeto contou, ainda, com a colaboração de Hugh Denman (University College London)

Instituições participantes: NOVA FCSH e DGLAB – Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas

Entidade financiadora: Fundação Calouste Gulbenkian (Concurso 2015: recuperação, tratamento e organização de acervos documentais)

Agradecem-se as fotografias gentilmente cedidas pela família de Samuel Schwarz.

NOVA FCSH – Avenida de Berna, 26-C / 1069-061 Lisboa – Telefone: +351 21 790 83 00 Fax: +351 21 790 83 08 – Email: projetoschwarz@fcsh.unl.pt